Gestão de negócios – 5 erros comuns e como evitá-los

Gerir um negócio, não é uma tarefa qualquer e não envolve apenas tarefas burocráticas. Muito pelo contrário, é preciso ser estratégico para contribuir com todos os processos da empresa, com pessoas, projetos e produtos e serviços. Os paradigmas de gestão mudam muito rapidamente, assim como o mercado, e é preciso ter a capacidade de tomar a decisão certa quando preciso e se adaptar ao contexto.

No entanto, alguns erros de gestão são muito comuns e podem afetar gravemente o sucesso do negócio. Veja a seguir alguns destes erros e as suas respectivas soluções!

1) Não contar com pessoas capacitadas

Uma empresa é uma abstração e só existe por causa das pessoas que nela atuam para cumprirem com o seu propósito. Por isso, um dos principais erros de gestão de um negócio é não saber contratar as pessoas corretas e mais preparadas e, ainda, não oferecer treinamentos para o desenvolvimento de seus profissionais.

Certamente, os custos de treinamento são altos e nem sempre trazem os resultados esperados. No entanto, são necessários. Uma dica é terceirizar serviços especializados com alta performance e equipe treinada. Por exemplo, o Secretárias Online-business é uma solução de atendimento com secretárias remotas, amplamente treinadas, com atendimento personalizado aos seus clientes. Saiba mais neste link.

2) Não estabelecer metas para cada área do negócio

Todo negócio precisa ter metas. Como caminhar para resultados se não souber qual o objetivo da sua jornada? Como as demais pessoas envolvidas nos processos do negócio podem ser engajadas se não há uma meta comum?

A dica é verificar se nos últimos tempos o seu negócio vem tendo resultados. No contrário, talvez seja preciso voltar ao planejamento ou até mesmo rever o plano de negócio, definindo metas realistas, mensuráveis, específicas, temporais, relevantes e tangíveis.

3) Não focar no relacionamento com o cliente

O cliente deve ser o centro das ações da gestão de seu negócio. Nem sempre os gestores têm esta visão e atuam visando meramente lucro ou seguindo trajetórias pré-concebidas, que não tenham a ver com o seu público.

A dica é fazer um novo levantamento sobre o seu público e criar um perfil do seu cliente. Para isso, aprenda a ouvir o que ele tem a dizer e como gostaria de ser atendido em seu escritório.

4) Não automatizar processos

Vivemos em um mundo digital e não automatizar os processos é um grande erro.

Utilize os recursos digitais, optando por um software de gestão de negócios e outras ferramentas inteligentes, como a Agenda Digital da Secretárias Online business que centralizam todas as informações de atendimento em tempo real.

5) Não divulgar o seu negócio

Quem não é visto, não é lembrado, assim diz o ditado. O marketing é uma área de qualquer empresa e deve ser utilizada em favor do seu negócio. Atualmente, com o marketing digital, as ações são mais efetivas e possuem um custo-benefício ainda melhor. Vale a pena investir!

Veja também:

Como administrar o tempo na rotina de um negócio

Que tal as dicas sobre erros comuns de gestão de negócios? Deixe os seus comentários a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais!



Gostou? Receba todas as nossas postagens!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!