Escuta ativa no processo de vendas – você sabe como aplicar essa técnica?

Quando se trata de vendas, sabemos que é muito importante ouvir o cliente. Mas como isso funciona na prática? Como ficar quieto vai ajudar a vender? 

O primeiro passo é entender que, quando estamos falando ouvir o cliente, estamos na verdade falando de uma técnica de comunicação chamada: escuta ativa. 

Escuta ativa não se trata apenas de ficar olhando para o cliente enquanto o que ele fala entra por um ouvido e sai pelo outro, mas sim estar atento principalmente em 3 coisas: em sua linguagem corporal, expressão facial e como tudo isso traduz o que ele pensa.

Esse tipo de atenção nos ajuda a entender os desejos, os medos e o perfil emocional do cliente. Isso por sua vez, traz muitos resultados nas vendas. 

Escuta ativa na prática

Agora que você já sabe o que é a escuta ativa, como colocá-la em prática? De acordo com Travis Bradberry, co-autor do best seller inteligência emocional 2.0, você pode aplicar algumas estratégias: 

1 – Mantenha o foco: Não se distraia, esforce-se para se concentrar no que cliente está falando, ao invés de planejar o que vai responder a ele. Não mexa no celular durante o atendimento, além de não ser elegante, causa uma impressão ruim ao cliente. 

2 – Fazer perguntas eficazes. Isso mostra que você está e se importa com o que está sendo dito. Essa também é uma boa oportunidade de ler o cliente de forma profunda.

3 – Escuta reflexiva:  além de fazer perguntas, você pode repetir com suas palavras a ideia central do que ele acabou de falar, isso mostra que entendeu o que ele está querendo dizer e pode esclarecer caso tenha entendido errado. 

4 – Atente-se à sua linguagem corporal. Nosso corpo fala, então tenha consciência do seu tom de voz, expressão facial e gestos. Durante uma venda, eles precisam ser positivos e gentis. Mantenha o contato visual, mostre entusiasmo na conversa, mas de forma suave, para não parecer agressivo. Não cruze os braços, mantenha o corpo e rosto voltados para o cliente, além disso, sorria. Sorrisos sempre abrem portas

5 – Não julgue. Sempre mantenha a mente aberta para o que o cliente tem a dizer, guarde suas opiniões pessoais apenas para você e fique atento em como o cliente percebe as coisas, pois isso facilita no momento da argumentação. 

6 – Não interrompa o cliente e nem fale mais do que ele. Não tente adivinhar as necessidades e os problemas dele por oferecer soluções que ele não pediu, isso mostra desinteresse. 

Pratique todas essas estratégias juntas e de forma consciente, pois praticar a escuta ativa eficaz exige dedicação e atenção. 

Lembre-se que o objetivo da escuta ativa é permitir o diálogo focado em acolher e compreender o que o cliente diz. Quando nos dedicamos a isso, fica mais fácil argumentar e fechar uma venda.   

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog, temos inúmeros artigos que podem ajudar no desenvolvimento de seu negócio.  



Gostou? Receba todas as nossas postagens!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá!
Seja atendido pelo WhatsApp!